Kalimba faz uma viagem no espaço e no tempo, rumo à Nigéria dos anos 1980. Para ser mais exato, no período entre 1978 e 1993.
Foi um tempo fundamental para a formação da moderna música urbana da Nigéria, quando ocorreu o encontro dos rimos consolidados nos anos 1970 (juju music, afrobeat, highlife etc.) com o pop internacional e os sons trazidos de fora do país pelas novas tecnologias (bateria eletrônica, disco, reggae, soul, rnb). Foi também um período de formulação da chamada world music, que abriu o mercado fonográfico mundial para a música da África.
O álbum Nigeria Special Volume 3, lançado em 2024 em três discos de vinil pela gravadora britânica Soundway Records, registra exatamente esse período, retratando o encontro da inovação eletrônica com a cultura e a tradição da música nigeriana, com 19 faixas de artistas das diversas regiões da Nigéria.
Nesta edição, Kalimba traz os melhores momentos desse trabalho, que é um excelente recurso para compreendermos a evolução da música urbana da Nigéria, atualmente um mercado em franca ascensão no cenário fonográfico mundial.
PLAYLIST: Faixas do álbum Nigeria Special volume 3, da gravadora Soundway Records
- Ndi Oma – Ozzobia
- Edue Ukot Akpa Itong – Sammy Obot
- Farofa Dancer – Eppi Fanio
- Esan – Pal Sagie
- Do Good (Dub) – Ayo Manuel
- Igbo Nwe Egwu – I.S.C.A.C. Band
- Jeje – Jeje
- Omoge – Dizzy K
- Oya A (Eje Kajo) – Blackman Akeeb Kareem
- Owo Orisa Ancestral Respects – Jimi Solanke
Pesquisa, texto e apresentação: Daniel do Amaral
Trabalhos técnicos: Marinho Magalhães