MENU
Publicidade
No Música e Músicos do Brasil desta terça dia 30/05 as 20h00min confira o álbum "Obras Revolucionárias para Oboé e Piano”, de Alex Klein.
28/05/2023 07:20 em Atrações

O Música e Músicos do Brasil desta terça (30) apresenta o álbum “When there are no words: Revolutionary Works for Oboe & Piano” (traduzido livremente para "Quando não há palavras: Obras Revolucionárias para Oboé e Piano”), gravado pelo oboísta brasileiro Alex Klein e o pianista americano Phillip Bush.

Lançado em março de 2022, o álbum traz uma proposta bem interessante ao apresentar obras de compositores do século 20 que, de alguma forma, foram atingidos por situações políticas que ocorreram em seus países. A primeira faixa do álbum, por exemplo, é a “Sonata para oboé e piano”, que Paul Hindemith escreveu em 1938 em memória de sua Alemanha natal, enquanto estava exilado na Suíça. Durante o regime nazista, a música de Hindemith passou a ser considerada degenerada e ele precisou sair de seu país, morando na Suíça e, posteriormente, nos Estados Unidos. 

O álbum traz também peças do compositor tcheco Pavel Haas (que foi assassinado durante o Holocausto); Benjaminn Britten (que compôs as suas “Variações temporais” às vésperas do início da Segunda Guerra Mundial), além do compositor brasileiro José Siqueira, que precisou se retirar do país durante o regime militar.

E ainda no prorgrama, confira algumas gravações com a soprano Niza de Castro Tank, que era conhecida mundialmente como uma das mais marcantes vozes da história do canto lírico, e ficou particularmente conhecida como uma das principais (se não a principal) intérprete das obras de Carlos Gomes. 

Niza nasceu em Limeira (SP), em março de 1931, mas logo se mudou para Campinas (que era a mesma cidade de Carlos Gomes). Com o incentivo familiar, passou a ter aulas de canto aos 14 anos, e em pouco tempo já havia se tornado cantora profissional na Rádio Gazeta. Alguns anos depois, estreou no grande palco do Theatro Municipal de São Paulo.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!