Faça o seu PEDIDO DE MÚSICA

Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Carregando música...

Publicidade Publicidade

Banner rotativo

Programas Programas

=========================================================================================

PROGRAMAÇÃO FIXA DE SEGUNDA A SEXTA

==========================================================================================

LOVE TIME: Programa que apresenta sucessos românticos dos anos 70, 80, 90 e atuais além dos quadros: toque do coração, de coração para coração e a tradução.

Apresentação: Mauro Vitulo

Horário: De segunda a sexta as 00h00min. 

==================================================================================== 

LIGAÇÃO NACIONAL: É apresentado pelo radialista Edelson Moura, com vários quadros interessantes e divertidos. Radialista bastante experiente, Edelson Moura é um verdadeiro mestre da comunicação em nosso país. Hoje com quase 40 anos de rádio, o prazer de realizar este trabalho o consagrou um dos radialistas mais ouvidos de todos os tempos. Ouça e comprove.

Horário: de Segunda à Sexta: 04h00min.

====================================================================================

PROGRAMA SAÚDE COM BELEZA: Dicas para uma saúde perfeita, informações gerais sobre beleza, entrevistas especiais e muito mais. Apresentado por Márcia Ferreira, uma das melhores radialistas do país. 

Horário: de Segunda à Sexta: 05h00min.

====================================================================================

PROGRAMA DA EMATER: Produção EMATER / RS.

Horário: de Segunda à Sexta: 06h00min.

===================================================================================

VIVENDO COM OTIMISMO: Apresentado pela psicóloga Edith Piccioni e o escritor Lourival Lopes, autor de vários livros, entre eles, Paz Todo Dia, Otimismo Todo Dia, Toques de Luz, Sabedoria Todo Dia, vai levar ao público ouvinte muito otimismo para enfrentar o seu dia a dia.

Horário: de Segunda à Sexta: 06h10min.

=================================================================================================

PANORAMA AGRÍCOLA:  O programa de Rádio da Epagri.

Horário: de Segunda à Sexta: 06h20min.

===============================================================================================

INFORMATIVO DA EMATER: Produção EMATER / RS.

Horário: Segunda à Sexta: 06h30min.

===================================================================================================

REPORTAGEM ESPECIAL: A abordagem em profundidade de temas relacionados ao dia a dia da sociedade e do Congresso Nacional.

Produção: Rádio Câmara de Brasília.

Horário: de Segunda à Sexta: 06h40min.

Atrações:  

Dias 25/05 Políticas públicas para o autismo - capítulo 1.

Capítulo 1: Você já ouviu falar em Transtorno do Espectro Autista, o TEA? É um transtorno de desenvolvimento do cérebro que prejudica a capacidade de comunicação e interação com outras pessoas. No primeiro capítulo da reportagem especial, saiba mais sobre outras características do transtorno e as políticas públicas apresentadas para dar assistência a essa parcela da população.

Entrevistados neste capítulo – Célio Studart (PV-CE); Maria Yvelonia; Elyse Matos; Nicolas Ribeiro; João Roma (Republicanos-BA); e Carlos Gadia.

Dia 26/05 - Políticas públicas para o autismo - capítulo 2.

Capítulo 2: Pacientes com autismo apresentam características e dificuldades individuais na comunicação e interação social. Para representar a singularidade do segmento, o símbolo escolhido para o autismo é o quebra-cabeça, que expressa a diversidade e a complexidade do espectro. Com tantas possibilidades, a educação especializada é um ponto importante para o desenvolvimento intelectual dos autistas.

Entrevistados neste capítulo – Nídia de Sá; Lucelmo Lacerda; Willian Chimura; Carlos Gadia; Aída Brito; e Volmir Raimondi.

Trabalhos técnicos – Milton Santos

Reportagem – Natália Ferreira

Edição – Mônica Thaty

===================================================================================================

DESPERTAR CULTURA:  Informação e boa música no seu início do dia.

Horário: de Segunda à Sexta: 07h00min.

===================================================================================================

ATRAÇÕES DE SEGUNDA SEXTA NO HORÁRIO DAS 08h00min

===================================================================================================

- SEGUNDA FEIRA - 

FATOR DE RISCO : Um programa que discute os grandes temas da saúde, atrelados a conselhos e dicas de médicos e especialistas para você ter uma vida mais saudável.

Produção Rádio Câmara de Brasília

Apresentação - Humberto Martins

Horário: Segunda : 08h00min.

Atrações:

Dia 25/05 -  Criança e Consumo - parte 2

- TERÇA FEIRA -

CONVERSA DE ELEVADOR : O Conversa de Elevador é um programa de bate-papo sobre temas variados, e que pretende ser ao mesmo tempo leve, breve e divertido, sem deixar de provocar uma reflexão no ouvinte. Partindo da observação do cotidiano, faz pequenas incursões pela psicologia, literatura e filosofia, em busca da delicadeza e do viver bem. Enfim, é uma conversa solta e sem compromisso, marcada pelas experiências do dia-a-dia e pela convivência em um mundo que às vezes parece tão rápido e tão cheio de subidas e descidas quanto um elevador.

Produção Rádio Câmara de Brasília

Apresentação - Apresentação – Humberto Martins, com Marta Vieira

Horário: Terça : 08h00min.

Atrações:

Dia 26/05 Viagem - Parte 1

Viagem pode ser um prazer se a gente souber aproveitar e ter flexibilidade para tornar positivo até o que dá errado. Com viagens cada vez mais velozes, o deslocamento deixa muitas vezes de ser uma etapa a ser desfrutada e é visto apenas como um momento perdido entre dois pontos: a partida e a chegada.

- QUARTA FEIRA - 

15 MINUTOS DE CIDADANIA : Uma análise da eficácia das leis brasileiras.

Produção – Cristiane Baker

Apresentação – Verônica Lima e Mauro Ceccherini

Horário: Quarta : 08h00min.

Atrações:

Dia 27/05 - Coronavirus - parte 2

Faz semanas que o noticiário não trata de outro assunto: coronavírus. Ainda assim, permanecemos com muitas dúvidas e inseguranças. Por isso, o 15 minutos de Cidadania vai organizar as principais informações que a ciência já tem sobre o vírus, o contágio, a doença, os tratamentos e as possíveis vacinas. Vamos abordar também as principais medidas que já foram tomadas para amenizar os efeitos da quarentena na nossa vida. No segundo programa, vamos falar de vacina, imunidade e isolamento social.

Dia 03/06 - Coronavírus - parte 3

Faz semanas que o noticiário não trata de outro assunto: o novo coronavírus. Ainda assim, permanecemos com muitas dúvidas e inseguranças. Por isso, o 15 minutos de Cidadania vem organizando as principais informações que a ciência já tem sobre o vírus, o contágio, a doença, os tratamentos, as possíveis vacinas e medidas para amenizar os efeitos da quarentena na vida das pessoas. Na terceira edição, vamos falar do auxílio emergencial, uma das principais medidas de amparo a quem não pode sair pra trabalhar. Mande sua dúvida pra gente! O WhatsApp é 61 999-78-90-80.

Entrevistas nesta edição - presidente da CEF Pedro Guimarães; diarista Maria Gomes, de Sobradinho (DF); diarista Tatiane de Oliveira Batista (DF); deputado Arnaldo Jardim (Cidadania-SP); médica Heloísa Ravagnani, da Sociedade Brasileira de Infectologia e deputados Dr. Zacharias Calil (DEM-GO) e Alexandre Padilha (PT-SP).

Produção - Cristiane Baker e Marcos Brito

Reportagem - Verônica Lima, Luiz Claudio Canuto e Karla Alessandra

Trabalhos técnicos - Nilton Gomes

Edição e apresentação - Verônica Lima e Mauro Ceccherini

- QUINTA FEIRA - 

TRILHA DAS ARTES : O programa mistura música, informação e opinião, além de trazer entrevistas com grandes artistas brasileiros.

Produção – Radio Câmara

Apresentação - André Amaro.

Horário: Quinta: 08h00min.

Atrações:

Dia 28/05 - Henrique Fontes: a força cênica que vem de Natal.

Ator, diretor, dramaturgo e produtor, Henrique Fontes é natural de Manaus e radicado em Natal (RN) onde construiu sólida carreira. Em mais de três décadas dedicadas ao teatro, atuou em mais de 25 montagens, com passagem pelos grupos Clowns de Shakespeare, Casa da Ribeira, Coletivo Atores à Deriva, Beira de Teatro, Maine Masque Co. (EUA) e Carmin, com o qual venceu no ano passado os prêmios Shell-Rio de Melhor Dramaturgia, Cesgranrio de Melhor Espetáculo, Humor de Melhor Dramaturgia, Espetáculo e Direção; Botequim Cultural de Melhor Autoria e Questão de Crítica, todos pela peça A Invenção do Nordeste.

Ao som de suas sugestões musicais, Henrique Fontes fala das diversas frentes de trabalho e da peça Jacy, que faz nova temporada no Rio. Sucesso de público e críticas por todos os  estados brasileiros em que foi apresentada, Jacy conta a história real de uma mulher de noventa anos cujos pertences foram encontrados pelo diretor, dentro de uma frasqueira abandonada no lixo, em março de 2010, em uma das principais avenidas de Natal.

Músicas

1. Apesar de você (de Chico Buarque, na interpretação de Jaques Morelenbaum)

2. Mora na Filosfia (de Monsueto Menezes e Arnaldo Passo, na interpretação de Caetano Veloso)

3. Da Lama ao Caos (Chico Science)

4. Suçuarana (autoria e interpretação de Juliana Linhares e banda Pietá, com participações de Ilessi, Livia Nestrovski e Khrystal)

5. Coisa de Preto (de Khrystal e Terto Aires, na voz de Khrystal)

- SEXTA FEIRA -

MULHERES DE PALAVRA : Programa voltado para as questões de gênero.

Produção - Rádio Câmara de Brasilia.

Apresentação – Verônica Lima.

Horário: Sexta : 08h00min.

Atrações:

Dia 29/05 - Estupro no casamento.

O sexo é obrigação do casamento? Sexo forçado em relações conjugais é estupro? Mulheres de Palavra debate essas questões e apresenta o entendimento de que é possível, sim, se falar em estupro nos relacionamentos estáveis. O programa traz ainda o tema da entrega voluntária para adoção e a terceira e última reportagem da série especial sobre o dia a dia de mulheres extrativistas, que mostra o dia a dia das quebradeiras do coco do babaçu.

Produção – Cristiane Baker

Reportagens – Lara Haje, Verônica Lima e Maíra Brito

Trabalhos técnicos – Ribamar Guimarães

Apresentação – Verônica Lima

Edição – Marcio Achilles Sardi

========================================================================================

 AGÊNCIA DE NOTÍCIAS - 1ª EDICÃO  

EDIÇÃO DE SEGUNDA A SEXTA:

- NOTICIÁRIO DA DW  direto de Bonn na Alemanha  

- NOTICIÁRIO DA RADIO NHK  direto de Tóquio - Japão

Horário: Segunda a Sexta às 08h50min.

EDIÇÃO DE SÁBADO:

- NOTICIÁRIO DA RADIO NHK  direto de Tóquio - Japão

- NOTICIÁRIO DA RADIO AGENCIA NACIONAL direto de Brasilia

Horário: Sábados às 09h30min.

========================================================================================

PROGRAMA DA RFI PARA O BRASIL: Produção da Radio França nacional com as principais notícias internacionais.

Horário: de Segunda a Sábado: as 09h00min.                    

=====================================================================================

MANHÃ CULTURA: O melhor das orquestras,instrumental, MPB e música internacional.

Horário: de Segunda a Sexta: as 09h30min.

=====================================================================================

JORNAL É NOTICIA: Últimas notícias, previsão do tempo, esporte e muito mais. 

Apresentação: Cleber Ramos

Horário(s):  Segunda a Sexta a partir das 10h30min.

                    Aos Sábados a partir das 11h30min.

=====================================================================================

PROGRAMA ROBERTO CARLOS E COMPANHIA:  Programa que retrata a vida de um dos maiores nomes da MPB. Aqui você fica sabendo um pouco sobre a vida,carreira, parcerias e histórias do cantor mais cobiçado de todos os tempos. Músicas,curiosidades, tudo que envolve a vida e carreira da artista completo você fica sabendo aqui.

  Apresentação: Suzana Santos.

 Horário: de segunda a sexta a partir das 11h00min.

 =====================================================================================

ALMOÇANDO COM MÚSICA: Música instrumental e orquestras fazendo a trilha musical no seu horário de almoço.

Horário: Diariamente as 12h00min. 

=====================================================================================

E TEM MAIS (Podcast CNN Brasil): O Jornalismo como deve ser: simples e fácil de entender. 

Monalisa Perrone mergulha nos assuntos mais importantes do momento e te explica tudo, ao lado de especialistas, analistas e repórteres.

Horário: de segunda a sexta às 13h00min.

=====================================================================================

ABERTURA DE MERCADO (Podcast CNN Brasil): Podcast  com as principais notícias econômicas.

Apresentação: Fernando Nakagawa.

Horário: de segunda a sexta às 13h30min.

=====================================================================================

DIREITO DE TODOS: Boletim de notícias sobre os fatos mais importantes do governo federal. 

Produzido pelo Ministério Público Federal.

Horário: de segunda a sexta às 13h45min.

=====================================================================================

TARDE CULTURA: As melhores orquestras, instrumentistas, MPB e internacionais.

Horário: de segunda a sexta às 14h00min.

=====================================================================================

PROGRAMA EU , VOCÊ E A JOVEM GUARDA: Uma viagem aos anos dourados da música popular brasileira..

Apresentação: Suzana Santos.

Horário: de segunda a sexta a partir das 16h00min.

===================================================================================== 

NITRO MUSIC: O melhor do Flash Back.

Apresentação: Bia Ipsen

Horário: de segunda a sexta às 17h00min.

============================================================

CLÁSSICOS WEBRADIO CULTURA: O melhor da música fazendo a trilha sonora do seu happy hour. 

Horário: de Segunda a Sexta as 18h00min.

=====================================================================================

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS - 2ª EDICÃO 

EDIÇÃO DE SEGUNDA A SEXTA:

- NOTICIÁRIO DA DW AFRICA: Direto de Bonn na Alemanha.

 - NOTICIÁRIO DA RADIO ONU: Direto de Nova York.

 - NOTICIÁRIO DA RADIO NHK: Direto de Toquio.

Horário: de Segunda a Sexta as 19h20min.

EDIÇÃO DE SÁBADO:

- NOTICIÁRIO DA RADIO NHK  direto de Tóquio - Japão

Horário: Sábados às 18h30min.

- NOTICIÁRIO DA RADIO AGENCIA NACIONAL direto de Brasilia

Horário: Sábados às 18h50min.

=====================================================================================

  ATRAÇÕES ESPECIAIS DE SEGUNDA A SEXTA NO HORÁRIO DAS 20h00min.

 =====================================================================================

*** SEGUNDA***

RODA DE CHORO: Programa semanal com repertório variado para os amantes do estilo.

Produção e Apresentação : Ruy Godinho

Horário:Segunda: as 20h00min.

Atrações:

Dia 25/05 - Tributo a Jacob do Bandolim.

Roda de Choro se dedica ao lançamento do CD “Entre mil... você! – Um Tributo a Jacob do Bandolim”, pelo duo formado por Daniela Spielmann (saxofone) e Sheila Zagury, uma produção do selo Kuarup. Na parte musical, uma seleção primorosa de 7 obras de Jacob do Bandolim e de Sérgio Bittencourt, na interpretação do duo.

Daniela Spielmann e Sheila Zagury – Entre mil... você! (Jacob do Bandolim)

Daniela Spielmann e Sheila Zagury – O Voo da Mosca (Jacob do Bandolim)

Daniela Spielmann e Sheila Zagury – Vibrações (Jacob do Bandolim)

Daniela Spielmann e Sheila Zagury – Migalhas de amor (Jacob do Bandolim)

Daniela Spielmann e Sheila Zagury – Santa Morena (Jacob do Bandolim)

Daniela Spielmann e Sheila Zagury – Modinha (Sergio Bittencourt)

Daniela Spielmann e Sheila Zagury – Naquela Mesa (Sérgio Bittencourt)

Produção e apresentação - Ruy Godinho.

===============================================================================================

*** TERÇA***

CONCERTOS DEUTSCHE WELLE: Um programa da Rádio Internacional da Alemanha. 

Horário:Terça as 20h00min.

Atrações:

Dia 26/05 - Neste semana, confira mais uma edição do Concertos Deutsche Welle, a emissora pública internacional da Alemanha. O programa traz a edição mais recente do Oito Pontes, o festival em Colônia, que se dedica a novas composições. 

O que é música? Como o som se torna música? Para o maestro Teodor Currentzis, a música é sobre comunicação, é o meio pelo qual expressamos as coisas que realmente importam. 

Este programa apresentado durante o Festival Oito Pontes, de Colônia, foi projetado pelo maestro Teodor Currentzis, uma figura de destaque no cenário musical europeu. Nascido na Grécia em 1972, Currentzis estudou em São Petersburgo, Rússia, com a lendária Ilia Mussin, professora de outros maestros famosos, como Valery Gergiev e Maris Janssons. Currentzis seguiu carreira em Perm e Novosibirsk e logo foi conhecido em todas as principais cidades russas. 

Encontrando uma segunda casa musical em Stuttgart, ele lidera a Orquestra da Rádio do Sudoeste Alemão, desde setembro de 2018. Atualmente, Currentzis é tão amplamente respeitado e tem liberdade, quase absoluta, na criação de programas de concertos. Ele é praticamente considerado um herói que está revolucionando o mundo da música clássica alemã. 

O programa elaborado por Currentzis e a Orquestra Sinfônica da Rádio do Sudoeste Alemão, inclui uma obra de compositores russos, como Rachmaninoff, Dmitri Kourliandski, além de uma estreia mundial do compositor contemporâneo Sergei Nevsky. 

=============================================================================================

*** QUARTA***

JAZZ LIVRE :  O programa de jazz e música instrumental da Rádio MEC.

Apresentação: Sidney Ferreira

Produção: Carlos Soca

Seleção Musical: Thiago Regotto e Cacá Santiago

Roteiro e Coordenação de produção: Rodrigo Soprana

Horário: Quarta as 20h00min.

Atrações:

Dia 27/05 - Ouça Heraldo do Monte no Jazz Livre!

O Jazz Livre traz o multi-instrumentista, compositor e arranjador Heraldo do Monte. 

Ele toca guitarra, cavaquinho, viola e contrabaixo e teve como influências do jazz os instrumentistas Tal Farlow, Jim Hall, Barney Kessel e a orquestra de Stan Kenton.

Consagrado pelo seu talento, fez gravações com artistas como Elis Regina, Quinteto Violado, Michel Legrand, Zimbo Trio, Hermeto Pascoal, entre outros, e se apresentou em festivais de jazz ao redor do mundo, como Montreux, Montreal e Cuba.

==========================================================================

*** QUINTA***

SAUDADE: Programa que recorda as grandes vozes,nacionais e internacionais, que já partiram.

Horário: Quinta as 20h00min.

Atrações:

Dia 21/05 - Moraes Moreira

Dia 28/05 - Kenny Rogers

Dia 04/06 - Christophe

Dia 11/06 - Emilio Santiago

Dia 18/06Miles Davis

Dia 25/06 - Vander Lee

=============================================================================

** SEXTA***

CENA INSTRUMENTAL: A música instrumental nas ondas da Rádio MEC.

Produção: TV Brasil

Apresentação: Bia Aparecida.

Horário: Sexta as 20h00min.

Atrações:

Dia 29/05 - O choro de Armandinho Macêdo no Cena Instrumental.

O Cena Instrumental , traz o guitarrista e bandolinista  Armandinho Macêdo. O músico, que é criador da guitarra baiana, é filho de Osmar, da dupla Dodô e Osmar, idealizadores do trio elétrico. 

No programa, Armandinho falou sobre sua trajetória musical e apresentou o show "O Chorinho de Armandinho", uma mistura da música tradicional com a contemporânea. No repertório Jacob do Bandolim, Ernesto Nazareth, Beatles e composições próprias. 

O show contou ainda com Naif Simões, na percussão, João Felipe, no cavaquinho, Fabio Nin, no  violão, Dizzi Pandeiro, no pandeiro, e as participações do flautista Dudu Oliveira, e da percussionista Lan Lanh.

Confira o Repertório:

Noites Cariocas (Jacob do Bandolim)

Desde garoto (Armandinho Macêdo)

Something (George Harrison)

Apanhei-te Cavaquinho (Ernesto Nazareth)

Lembrando Jacob (Armandinho Macêdo e Luiz Brasil)

Santa Morena (Jacob do Bandolim)

Taiane (Osmar Macêdo)

========================================================================================

VIAGEM PELO MUNDO DA MÚSICA:  A cada viagem uma trilha musical surpreendente. 

Horário: de Segunda a Sexta as 21h00min.

Atrações: 

Dia 25/05 - Evinha

Dia 26/05 - Luis Miguel

Dia 27/05 - Carlos Santana

Dia 28/05 - Dick Farney

Dia 29/05 - Peter,Paul and Mary

=====================================================================================

MÚSICA E POESIA:  Muita emoção na sua noite.

Apresentação: Everson Azambuja.

Horário: de Segunda a Sexta as 22h00min.

=====================================================================================

A HORA DE AMAR:  Seu coração vai bater mais forte com o melhor das músicas românticas nacionais e internacionais.  

Apresentação: Paulinha Mix

Horário: De segunda a sexta as 23h00min. 

========================================================================================

  PROGRAMAÇÃO DE SÁBADO

========================================================================================

LOVE TIME: Programa que apresenta sucessos românticos dos anos 70, 80, 90 e atuais além dos quadros: toque do coração, de coração para coração e a tradução.

Apresentação: Mauro Vitulo

Horário: Diariamente a partir das 00h00min. 

========================================================================================

SEMPRE AMIGOS: O programa tem a apresentação de dois grandes amigos do rádio: Edelson Moura e Márcia Ferreira. É a alegria tomando conta do seu rádio que vai encantar você. 

Horário: Sábado a partir das 04h00min.

========================================================================================

PROSA RURAL: O programa de Rádio da Embrapa.

Horário: Sábado às 06h00min.

Assuntos abordados:

Dia 23/05 - Uso de fertilizante biológico para aumentar aproveitamento do fósforo.

=========================================================================================

VIVA A VIDA: Programa semanal, com 15 minutos de duração, e é transmitido gratuitamente por quase 3.000 emissoras no país inteiro. O Programa Viva a Vida veicula temas sobre saúde, nutrição, educação, direitos, organização comunitária e outros de interesse desse público. Em atenção às diferenças regionais, o programa é gravado em dois locais distintos: em Curitiba/PR, para o Sul, Sudeste e Centro-oeste; em Teresina/PI, para o Norte e Nordeste. As matrizes e distribuição dos programas são feitas em Curitiba, no estúdio de áudio da Pastoral da Criança.

 Horário: Sábado às 06h15min.

 Assuntos abordados:

Dia 23/05 -  Alimentos ricos em proteínas e ferro.

Dia 30/05 -  A importância de brincar sem brinquedo.

Dia 06/06 -  Alimentação complementar para menores de 2 anos.

Dia 13/06 -  Produtos químicos na gestação.

Dia 20/06 -  Como superar o estresse na infância.

Dia 27/06 -  Porque ser voluntário na Pastoral da Criança.

 =======================================================================================

SALÃO VERDE: Semanalmente, o programa traz conteúdo variado de entrevistas, matérias especiais e debates que aprofundam temas sobre a sustentabilidade no Brasil e no mundo. Quadros especiais destacam dicas para um meio ambiente equilibrado e novidades científicas sobre a dinâmica do planeta e da natureza.

Apresentação – Paula Bittar e José Carlos Oliveira.

Produção – Lucélia Cristina

Horário: Sábado ás 06h30min

Atrações:

Dia 23/05 -  Fotografia socioambiental.

Salão Verde traz o ativismo socioambiental por trás das lentes fotográficas. A sensibilidade, o olhar atento e a precisão de fotógrafos profissionais e amadores têm captado o milésimo de segundo exato para revelar desde um momento de sublime beleza da natureza até o flagrante de crimes e destruição socioambiental. O programa mostra a atuação de três fotógrafos – dois profissionais e um amador – no registro da “tormentosa caminhada do povo e dos ecossistemas”, como disse um deles. Um dos destaques é a mobilização internacional do fotojornalista Sebastião Salgado pela proteção dos povos indígenas – carentes de nutrição, imunidade e direitos humanos – diante da pandemia do novo coronavírus. O quadro “Tá lá na lei” relembra o esforço da Câmara dos Deputados em regulamentar a profissão de fotógrafo.

Entrevistados nesta edição: Araquém Alcântara, que completa 50 anos de fotojornalismo ambiental, com registro de todos os parques nacionais do Brasil;

Juca Ygarapé, fotógrafo amador e guia das expedições da National Geografic e da Discovery pelo Pantanal; e deputado Laercio Oliveira (PP-SE).

Produção – Lucélia Cristina

Apresentação e edição – José Carlos Oliveira

========================================================================================

PROGRAMA ENTÃO FOI ASSIM: O Então foi Assim? Desvenda os segredos e emoções e situações vivenciadas pelos autores e compositores de músicas que marcaram época no Brasil.

Por intermédio de entrevistas realizadas com centenas de músicos brasileiros o programa desvela as particularidades do processo criativo.

Apresentação: Ruy Godinho.

Horário: Sábado as 07h00min

========================================================================================

ESCALA BRASILEIRA: (03 blocos) Programa de música e entrevistas com grandes músicos brasileiros.

Produção: Rádio Senado de Brasília.

Horário: Sábado às 08h00min. 

Atrações:

Dia 23/05 -  Marcello Linhos - violeiro e compositor.

Na adolescência, Marcello passou a gostar de Rock. Chegou a ser guitarrista da Restless, Banda de Heavy Metal. Daí ninguém ia supor que um dia virasse referência na Viola Caipira. Em paralelo fez músicas de humor para o grupo Os Melhores do Mundo. Ouviremos: Tristeza do Jeca e Pagode de Viola (gravadas no estúdio da Rádio senado). Ele pede também: Violinha Caipira, Cerradinho, Viola Quebrada, Sons de Carrilhões, Menino, Casa de Caboclo e Amor Amor Amor (Essa interpretada por Zélia Duncan).

========================================================================================

PROGRAMA DA RFI PARA O BRASIL: Produção da Radio França Nacional com as principais notícias internacionais.

Horário: de Segunda a Sábado: as 09h00min. 

========================================================================================

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS - 1ª EDICÃO  

- NOTICIÁRIO DA RADIO NHK  direto de Tóquio - Japão.

Horário: Sábados às 09h30min.

- NOTICIÁRIO DA RADIO AGENCIA NACIONAL direto de Brasilia.

Horário: Sábados às 09h50min.

========================================================================================

CULTURA BRASIL: As grandes vozes e composições da MPB. 

 Horário: Sábado às 10h00min.

========================================================================================

JORNAL É NOTICIA: Últimas notícias, previsão do tempo, esporte e muito mais. 

 Apresentação: Cleber Ramos

Horário(s):  Segunda a sexta a partir das 10h30min.

                    Aos Sábados a partir das 11h30min.

 =====================================================================================

ALMOÇANDO COM MÚSICA: Música instrumental e orquestras fazendo a trilha musical no seu horário de almoço.

Horário:  Horário: Diariamente as 12h00min.

========================================================================================

A MÚSICA DO CINEMA: A magia da trilha sonora da sétima arte. 

 Horário: Sábado as 14h00min.

Atrações:

Dia 23/05 - Trilha do Filme  "007 Nunca Mais Outra Vez" do ano de 1983.

Dia 30/05 - Trilha do Filme  "A Estrada" do ano de 2009.

Dia 06/06 - Trilha do Filme  "A Chegada" do ano de 2016.

Dia 13/06 - Trilha do Filme  "A Forma da Água" do ano de 2017.

Dia 20/06 - Trilha do Filme  "A Fraternidade é Vermelha" do ano de 1994.

Dia 27/06 - Trilha do Filme  "A Fortaleza Infernal" do ano de 1997.

========================================================================================

TELETEMAS: A trilha sonora das novelas e minisséries. 

 Horário: Sábado as 15h00min.

Atrações:

Dia 23/05 - Trilha Nacional da novela "A Gata Comeu" do ano de 1985.

Dia 30/05 - Trilha Internacional da novela "Amor a Vida" do ano de 2013.

Dia 06/06 - Trilha Nacional da novela "A Viagem" do ano de 1994.

Dia 13/06 - Trilha Internacional da novela "Carinhoso" do ano de 1973.

Dia 20/06 - Trilha Nacional da novela " Brilhante" do ano de 1981.

Dia 27/06 - Trilha Internacional da novela "Corpo Santo" do ano de 1987.

===================================================================================

DUPLEX MUSICAL : Em cada edição a presença de dois grandes intérpretes da música nacional e internacional apresentando um duplex musical.

Horário: Sábado as 16h00min.

Atrações:

Dia 23/05 - Fafa de Belém e Maysa.

Dia 30/05 -  Adriana Ribeiro e Amy Belle.

Dia 06/06 - Claudia Cunha e Ana Gabriel.

Dia 13/06 - Alcione e Carpenters.

Dia 20/06 - Biafra e Bee Gees.

Dia 27/06 - Angela Maria  e Grupo Chicago.

========================================================================================

TOP BRASIL: O melhor do Pop Rock nacional em sua rádio..

Apresentação: Hariel D avila.

Horário: Sábado às 17h30min.

============================================================================================

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS - 2ª EDICÃO  

- NOTICIÁRIO DA RADIO NHK  direto de Tóquio - Japão.

- NOTICIÁRIO DA RADIO AGENCIA NACIONAL direto de Brasilia.

Horário: Sábados às 18h30min.

============================================================================================

ESPECIAL ROBERTO CARLOS: Uma viagem pela discografia de um dos maiores nomes da MPB. 

 Horário: Sábado as 19h00min.

========================================================================================

SUCESSOS DA MÚSICA ITALIANA E FRANCESA: Os eternos sucessos e o novos talentos do gênero.

Horário: Sábado às 20h00min

========================================================================================

IMPROVISO: O Jazz do Brasil.

Produção: Rádio Senado de Brasília.

Horário: Sábado às 21h00min.

Atrações:

Dia 23/05 - Dick Farney / Nilson Matta.

A famosa praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, é homenageada no Improviso desta noite por Dick Farney e Nilson Matta. Dick Farney cantou a Princesinha do Mar no final dos anos 50. Era a voz do moderno samba canção que evoluiu para a bossa nova. Ele vinha, também do jazz. Já Nilson Matta é o baixista paulista que encontrou o samba jazz naquele bairro do Rio, antes de ir morar nos Estados Unidos. Foi lá que ele compôs o tema Copacabana, que dá título a seu álbum gravado em 2010 para o selo americano Zoho, que você ouvirá, com exclusividade, no seu Improviso. O Improviso tem produção e apresentação de Flavio de Mattos.

Dia 30/05 - Jobim Jazz.

Violonista, arranjador e pesquisador da música brasileira, o maestro Mario Adnet debruçou-se sobre a obra do maestro maior Antonio Carlos Jobim e produziu um dos mais importantes songbooks jobinianos. Adnet convocou alguns dos melhores músicos brasileiros para esta homenagem, um songbook instrumental, em clave de jazz, da obra de Tom Jobim. Primeiro de uma séria, o álbum Jobim Jazz, foi publicado em 2006 pelo selo Biscoito Fino. Em 2011, Mario Adnet recolheu outras peças da obra de Tom Jobim e editou o Mais Jobim Jazz. Em sua seleção, o maestro Adnet buscou escolher não apenas as canções mais famosas de Jobim, mas incluir também alguns temas esquecidos, de álbuns menos conhecidos do maior compositor da música brasileira. O resultado você confere no Improviso desta semana, já sabendo que ficou sensacional. Você vai ouvir também o próprio Tom Jobim, com sua banda e a participação especial de Gal Costa, em peças do álbum Rio Revisited, gravado ao vivo em 1987, em Los Angeles. O Improviso tem produção e apresentação de Flavio de Mattos. O programa vai ao ar, pela Rádio Senado, nesta sexta feira, às 23 horas, com reapresentação no sábado, às 18 horas.

Seleção

1 - Tema Jazz

2 - Ai Quem me Dera            

3 - Two Kites

4 - O Homem

5 - Água De Beber

6 - Domingo Sincopado

7 - Wave

8 - Sue Ann

9 - Chega De Saudade

10 - Surfboard

11 - Águas De Março            

12 - Samba De Soho

13 - Samba de Maria Luiza

14 - Samba Do Avião?

=======================================================================================

ALMA BLUES:  O ritmo forte, nota por nota, na batida do coração. Um som cheio de sentimento, a flor da pele. O som da alma negra.

Produção: Rádio Câmara FM de Brasília.

Apresentação - Jussara Mendonça. 

Horário: Sábado às 22h00min.

Atrações:

Dia 23/05 - Robert Lockwood Jr. é o destaque do Alma Blues.

O Alma Blues traz o lendário compositor, guitarrista e cantor Robert Lockwood Jr.

O programa apresenta os temas do álbum "I Got to Find me a Woman", lançado em 1998, com participações de Joe Louis Walker e B.B. King.

Robert Lockwood Jr. nasceu em março de 1915 e faleceu em novembro de 2006.   

Dia 30/05 - Alma Blues destaca os Rolling Stones.

O Alma Blues  traz a banda de rock inglesa Rolling Stones!

O programa destaca o celebrado disco "Blue & Lonesome", lançado em 2016, com temas antológicos dos Bluesmen: "Little Walter", "Willie Dixon", "Howlin' Wolf", "Jimmy Reed".  

=================================================================

MÚSICA E MÚSICOS DO BRASIL: Produção que destaca obras destes grandes dois nomes da música brasileira.

Produção: Radio MEC

Horário: Sábado às 23h00min

Atrações:

Dia 23/05 - Conheça o CD "Caboclo", novo trabalho do Quinta Essentia Quarteto.

O Música e Músicos do Brasil traz o CD "Caboclo", novo trabalho do Quinta Essentia Quarteto inteiramente dedicado à música brasileira. 

Tido como o principal representante da flauta doce no Brasil, o Quinta Essentia Quarteto é formado pelos instrumentistas Francielle Paixão, Pedro Ribeirão, Renata Pereira e Gustavo de Francisco (estes dois últimos estão no grupo desde a sua criação, em 2006).  

Nestes quase 15 anos de existência, o grupo já pode ser considerado um dos principais conjuntos brasileiros de câmara da atualidade, com mais de 300 concertos no Brasil e no exterior, além de prêmios e participações em alguns dos principais eventos e festivais de música do mundo. O Quinta Essentia possui uma discografia bem vasta, abordando compositores com nacionalidades, estilos e períodos diversos, desde a Música antiga até os dias atuais. 

No programa, vamos conhecer o trabalho mais recente do Quinta Essentia Quarteto: o CD “Caboclo”, com obras de Villa-Lobos, Radamés Gnattali, Tim Rescala, Guerra-Peixe e Daniel Wolff. 

Além disso, como será o aniversário de 455 anos da cidade do Rio de Janeiro, o programa separou uma obra inspirada na Cidade Maravilhosa: "Paisagens Cariocas", de Oswaldo Carvalho, interpretada pelo Duo Santoro.

Dia 30/05 - Obras de Guinga, no Música e Músicos do Brasil.

O Música e Músicos do Brasil  destaca a vida e obra do compositor Guinga, um dos homenageados na sexta edição do Festival de Música Contemporânea Brasileira de Campinas.

O compositor e violonista brasileiro Carlos Althier de Sousa Lemos Escobar, mais conhecido como Guinga, é tido como um dos músicos brasileiros mais importantes da atualidade, e um dos poucos que consegue romper, com maestria, as barreiras da música clássica e popular. Ele já atuou ao lado de nomes como Clara Nunes, Beth Carvalho, Alaíde Costa, João Nogueira e Cartola. E, como compositor, já teve obras gravadas por Elis Regina, Michel Legrand, Chico Buarque, Ivan Lins, entre tantos outros. Juntamente com o compositor Ernani Aguiar (de quem falamos no último programa), Guinga foi o homenageado nesta sexta edição do FMCB, que ocorreu em março de 2019 na cidade de Campinas.

O programa traz um pouco do vasto repertório de Guinga, de vai desde obras para canto e violão (interpretadas por Mônica Salmaso e Guinga) até composições para grande orquestra (que foram interpretadas durante o concerto de encerramento pela Orquestra Sinfônica de Campinas).

========================================================================================

  PROGRAMAÇÃO DE DOMINGO

====================================================================================

 LOVE TIME:  Programa que apresenta sucessos românticos dos anos 70, 80, 90 e atuais além dos quadros: toque do coração, de coração para coração e a tradução.

 Apresentação: Mauro Vitulo

 Horário: Diariamente a partir das 00h00min

====================================================================================

CULTURA NA MADRUGADA: Uma seleção musical super especial.  

 Horário: Domingo a partir das 04h00min.

====================================================================================

BRASIL REGIONAL: Descobrindo os sons do Brasil.Produção Rádio Senado de Brasília.

 Produção e apresentação: Deraldo Goulart.  

 Horário: Domingo à 06h00min.

Atrações:

Dia 24/05 - João Ferreira.

O violonista João Ferreira vem de família com tradição musical

Maria das Mercedes com Chico Chagas, Bole-Bole com Zé da Velha e Silvério Pontes, Oh, Bela com Marcos França, Choro de Tartaruga com  Tiago Tunes, Brower e Quem fala de mim com João Ferreira, O Caipira de Gravata com Zé Mulato e Cassiano, Catira Ás de Ouro com Ás de Ouro e Cordestinos com Nicolas Krassik.

Dia 31/05 - Cacai Nunes.

Cacai Nunes é um garimpeiro de sons aqueles passados de boca em boca

Vassourinhas/Fogão com Quarteto de Trombones da Paraíba, Ginga das Palmas com Roberto Marques, Brasileirinho/Tico Tico no Fubá com César do Acordeon, Mestres do Baião com Beto Preah, Lobo Guarânia e Sopro com Cacai Nunes, Boi de Pindaré com A 4 Vozes, Boi de Terreiro com Antonio Pereira e Siriri com Camerata Caipira.

=====================================================================================

AUTORES E LIVROS : Revista literária com entrevistas com autores, poesias, dicas de livros e também notícias sobre o mundo da literatura e as últimas publicações do Senado Federal.

Apresentação: Marco Antônio Reis

Entrevistas: Margarida Patriota

Produção: Anderson Mendanha e Ana Beatriz Santos

Horário: Domingo à 07h00min.

Atrações:

Dia 24/05 - Em tempos sem futebol, livros matam saudade do torcedor.

Autores e Livros sugere obras para quem está com saudade do futebol, que está com campeonatos paralisados no Brasil e no exterior. Marco Antonio Reis e o jornalista Rodrigo Resende conversam sobre livros que contam momentos importantes do esporte mais popular do país, com espaço também para a ficção. 

A entrevista do programa também é sobre o futebol: a bola é o tema central de crônicas reunidas no livro “Os nomes do Rosa”, de Marcelo Torres. Autores e Livros traz ainda uma pequena homenagem à poeta Olga Savary, que morreu no dia 15 de maio.

Autores presentes no programa:

Paulo Perdigão, João Máximo, Marcos de Castro, Sérgio Rodrigues, Sérgio Sant’anna, Olga Savary e Marcelo Torres.

Dia 31/05 -  Letra de música é literatura?

O bate-papo de quarentena do Autores e Livros discute se as letras das canções populares podem ser consideradas poesia. O Nobel de Literatura já reconheceu isso ao premiar Bob Dylan em 2016. A conversa reuniu uma parte da turma que faz o Autores e Livros: Marco Antonio Reis, Anderson Mendanha, Marluci Ribeiro e Ana Beatriz Santos.

O programa também presta homenagem a Sérgio Sant’anna,falecido no dia 10 de maio, com a leitura de trechos da sua obra.

Autores presentes no programa:

Bob Dylan, Aldir Blanc, Chico Buarque, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Cacaso e Sérgio Sant’anna.

=====================================================================================

TERRA E GENTE : Produção EMATER - RS

Horário: Domingo as 07h30min.

=====================================================================================

MÚSICA LATINO AMERICANA: Os grandes nomes da música latina.

 Horário: Domingo às 08h00min.

=====================================================================================

 CULTURA INSTRUMENTAL: O melhor da música instrumental. 

Horário: Domingo as 0900min.

==============================================================================

MÚSICA INTERNACIONAL:  Os grandes nomes da música internacional.

Horário: Domingo às 10h00min.

=====================================================================================

ALMOÇANDO COM MÚSICA: Música instrumental e orquestras fazendo a trilha musical no seu horário de almoço.

 Horário: Diariamente as 12h00min.

=====================================================================================

SÓ SUCESSOS:  Os grandes sucessos da música que estão ou estiveram nas paradas de sucesso do Brasil e do Mundo.  

Horário: Domingo: as 14h00min.

=========================================================================================

SAMBA DA MINHA TERRA : Acompanhe a riqueza poética e melódica do ritmo mais popular do Brasil. Quadros especiais destacam as letras mais requintadas, inovadoras ou significativas, as entrevistas históricas e os espaços dedicados ao samba em todo o país.

Apresentação e pesquisa – José Carlos Oliveira

Sonoplastia – Tony Ribeiro

Produção: Rádio Câmara de Brasília

Horário: Domingo: as 18h00min.

Dia 24/05 - Antônio Carlos e Jocafi.

Com de 50 anos de estrada, a dupla Antônio Carlos e Jocafi desembarca com seus sucessos em Samba da Minha Terra. Relembre a trajetória desses baianos revelados pelos festivais musicais dos anos 70 e aplaudidos internacionalmente. O samba “Você abusou”, por exemplo, ganhou versões de bossa-nova, axé-music e pagode, sem falar das versões em ritmo de salsa cubana, balada francesa e coro de Stevie Wonder com a plateia do Rock’n Rio de 2011. O programa mostra os sambas de Antônio Carlos e Jocafi que grudaram nas telinhas do cinema, no mercado fonográfico e principalmente em nossos ouvidos e memória.

Músicas:

Você abusou (Antônio Carlos e Jocafi), idem

Minhas razões (Antônio Carlos e Jocafi), idem

Toró de lágrimas (Antônio Carlos e Jocafi), idem

Dona Flor e seus dois maridos (Antônio Carlos e Jocafi), idem

Catendê (Antônio Carlos, Jocafi e Ildázio Tavares), com Maria Creuza

Desacato (Antônio Carlos e Jocafi), idem

Nort West (Antônio Carlos e Jocafi), idem

Mudei de ideia (Antônio Carlos e Jocafi), idem

Terceiro ato/Romance teatral (Antônio Carlos e Jocafi), idem

Teresa Batista (Antônio Carlos e Jocafi), idem

Glorioso Santo Antônio (Antônio Carlos e Jocafi), idem

Diacho de dor (Antônio Carlos e Jocafi), idem

Você abusou (Antônio Carlos e Jocafi), com Jorge Aragão; Maria Creuza, Vinícius de Moraes e Toquinho; Daniela Mercury; Pauline Croze; Stevie Wonder; Célia Cruz e Willie Colón

Dona da casa (Antônio Carlos e Jocafi), idem

Presepada (Antônio Carlos e Jocafi), idem

Fraqueza (Antônio Carlos e Jocafi), idem

Nego me chamou de imbecil (Antônio Carlos e Jocafi), idem

Teimosa (Antônio Carlos e Jocafi), idem

Conceição da praia (Antônio Carlos e Jocafi), idem

Apresentação e pesquisa – José Carlos Oliveira

Sonoplastia – Tony Ribeiro

Dia 31/05 - Tantinho da Mangueira.

Criador, testemunha, partícipe e pesquisador dos versos e batuques ouvidos nos becos, vielas e ladeiras do Morro da Mangueira, Devani Ferreira se transformou em figura emblemática do samba de raiz. Com apenas 13 anos de idade, o moleque já figurava na ala de compositores da “Estação Primeira”. Tietou Cartola, Nelson Cavaquinho e Nelson Sargento. Foi quase um filho adotivo da “eterna primeira-dama verde-rosa”, Dona Neuma. Dividiu vocais com Jamelão. E, se não bastasse, ainda resgatou sambas e compositores desconhecidos para retratar o cotidiano das favelas. Devani Ferreira viveu 72 anos, sempre foi conhecido como Tantinho da Mangueira, nos deixou em 12 de abril e ainda exala no ar um “tantão” de saudade.

MÚSICAS

Estou vivendo na floresta (Babaú e Chiquinho Modesto), com Tantinho da Mangueira

Favela (Jorginho Pessanha e Padeirinho), com Tantinho da Mangueira

Eu vou subir, tia (Manoel Ramos), com Tantinho da Mangueira

Fofoca no morro (Padeirinho), com Tantinho da Mangueira

Vem rompendo o dia (Tantinho da Mangueira e Xangô da Mangueira), com Tantinho da Mangueira

Dá licença que eu quero passar (Tantinho da Mangueira e Broto), com Tantinho da Mangueira

O bobo do rei (Tantinho da Mangueira e Broto), com Tantinho da Mangueira

Boa noite (Enéas Brites e Aluísio Costa), com Tantinho da Mangueira

Pranto do poeta (Hélio Cabral), com Tantinho da Mangueira

Paranapanã, o segredo do amor (Tantinho da Mangueira e Jair da Mangueira), com Tantinho da Mangueira (GRES Mangueira – 1977)

Neuma (Tantinho da Mangueira), idem

Meu segredo (Tantinho da Mangueira, Cícero dos Santos e Hélio Turco), com Tantinho da Mangueira

Episódio (Tantinho da Mangueira e Djalma Baiano), com Tantinho da Mangueira

Sofrer como eu já sofri (Tantinho da Mangueira e Pelado), com Tantinho da Mangueira

Pesca do dourado (Tantinho da Mangueira), idem

Continente negreiro (Nelson Sargento e Marreta), com Tantinho da Mangueira

Pobre milionária (Nelson Sargento), com Tantinho da Mangueira e Nelson Sargento

Meu amor já foi embora (Cartola), com Tantinho da Mangueira

A voz do morro (Geraldo Pereira e Moreira da Silva), com Tantinho da Mangueira

Azul anil (autor desconhecido), com Tantinho da Mangueira

Apresentação e pesquisa - José Carlos Oliveira

Sonoplastia - Tony Ribeiro

==========================================================================================

MÚSICA SIMPLESMENTE: Programa que atende o intérprete solicitado pelo internauta através do e-mail da emissora e das redes sociais da emissora. 

Horário: Domingo as 19h00min.

Atrações:

Dia 24/05 - Tania Alves

Dia 31/05 - Matt Monro.

==========================================================================================

APLAUSO:  O Programa que traz o perfil de um artista da MPB. Produção Rádio Câmara de Brasília.

 Apresentação e direção - Carmen Delpino

 Coordenação - Mônica Montenegro.

 Produção - Melissa Barbosa.

 Horário: Domingo as 20h00min. 

 Atrações:

Dia 24/05 - Músicas leves e solares da dupla Antonio Adolfo e Tibério Gaspar vão parar em disco com Leila Pinheiro.

“Sá Marina” e “Teletema” são algumas das músicas mais conhecidas da dupla Antonio Adolfo e Tibério Gaspar. Mas os dois criaram muito mais: 54 canções, entre 1967 e 1970. Parte desse repertório foi parar no disco Vamos Partir Pro Mundo, assunto desta edição do programa Aplauso.

 A jornalista Carmen Delpino conversa com o músico Antonio Adolfo que preparou arranjos novinhos em folha para 15 canções dele e de Tibério Gaspar, ajustadas para a voz e para o estilo de Leila Pinheiro. A cantora será entrevistada, na semana que vem, também sobre o projeto Vamos Partir Pro Mundo. Nas duas edições, músicas leves e solares: um respiro nesses tempos difíceis de pandemia e isolamento social.

Músicas utilizadas:

O Dono do Mundo (Antonio Adolfo/ Tibério Gaspar) - Leila Pinheiro

Glória, Glorinha (Antonio Adolfo/ Tibério Gaspar) - Leila Pinheiro

Cláudia (Antonio Adolfo/ Tibério Gaspar) - Leila Pinheiro

Sá Marina (Antonio Adolfo/ Tibério Gaspar) - Leila Pinheiro

Vamos Partir Pro Mundo (Antonio Adolfo/ Tibério Gaspar) - Leila Pinheiro

Teletema (Antonio Adolfo/ Tibério Gaspar ) - Leila Pinheiro

Domingo Azul (Antonio Adolfo/ Tibério Gaspar) - Leila Pinheiro

Alegria de Carnaval (Antonio Adolfo/ Tibério Gaspar) - Leila Pinheiro

Caminhada (Antonio Adolfo/ Tibério Gaspar) - Leila Pinheiro

Giro (Antonio Adolfo/ Tibério Gaspar) - Leila Pinheiro

Sonoplastia: Leandro Gregorine

Produção: Caio Guedes

Direção e apresentação: Carmen Delpino

Dia 31/05 - Leila Pinheiro parte para o mundo em boa companhia.

A cantora Leila Pinheiro empresta sua voz para celebrar a dupla Antonio Adolfo & Tibério Gaspar, no álbum Vamos Partir Pro Mundo. Nesta segunda parte do programa Aplauso sobre o disco, Leila Pinheiro revela suas impressões sobre esse projeto que apresenta novos arranjos para canções conhecidas ou para parcerias da dupla que não eram gravadas há quase 50 anos. O time de músicos desse disco é de primeira linha: de Jorge Helder a Roberto Menescal, passando por Gabriel Grossi e pelo piano do próprio Antonio Adolfo.

Músicas utilizadas:

Correnteza (Antonio Adolfo/ Tibério Gaspar) – Leila Pinheiro

Domingo Azul (Antonio Adolfo/ Tibério Gaspar) – Leila Pinheiro

Ao Redor (Antonio Adolfo/ Tibério Gaspar) – Leila Pinheiro

Caminhada (Antonio Adolfo/ Tibério Gaspar) – Leila Pinheiro

Giro (Antonio Adolfo/ Tibério Gaspar) – Leila Pinheiro

Tema Triste (Antonio Adolfo/ Tibério Gaspar) – Leila Pinheiro

A Cidade e Eu (Antonio Adolfo/ Tibério Gaspar) – Leila Pinheiro

Pela Cidade (Antonio Adolfo/ Tibério Gaspar) – Leila Pinheiro

Sá Marina (Antonio Adolfo/ Tibério Gaspar) – Leila Pinheiro

Teletema (Antonio Adolfo/ Tibério Gaspar) – Leila Pinheiro

Sonoplastia: Leandro Gregorine

Produção: Caio Guedes

Direção e apresentação: Carmen Delpino

====================================================================================

CULTURA CLASS:  O Prazer em ouvir música. 

Programa semanal que destaca a qualidade e raridades musicais que você dificilmente ouvirá em outras emissoras.

Horário: Domingo as 21h00min.

=====================================================================================

ESQUINA DO JAZZ: Uma viagem pela história, pelos estilos e pelas personalidades do jazz, a forma mais universal da música negra.

Produção: Rádio Câmara de Brasília.

Horário: Domingo as 22h00min. 

Atrações:

Dia 24/05 -  Grandes performances do afrojazz cubano.

O jazz cubano se reúne no álbum antológico A Toda Cuba le Gusta [1997], o primeiro gravado em estúdio do Afro-Cuban All Stars e produzido pelo bandlider e músico cubano Juan de Marcos González e Nick Gold. Lançado em abril de 1997, este álbum foi o primeiro de uma série de três gravações consecutivas que ocorreram no início de 1996, antes dos famosos BuenaVista Social Club e Introducing… Rubén González.

Segundo a crítica, A Toda Cuba Le Gusta é um registro espontâneo e animado que consegue soar relaxado e vigoroso ao mesmo tempo e mostra os talentos de muitos dos estadistas mais antigos do jazz afro-cubano em Cuba. São 16 dos mais renomados músicos e 7 cantores. Confira abaixo a lista de ouro deste disco e divirta-se com o som dançante do jazz cubano.

Produção Caio Guedes

Apresentação André Amaro

Músicas:

1. Amor Verdadero (De José “Cheo” Marquetti/Arranjos Demetrio Muñiz Laúd/Voz  Manuel “Puntillita” Licea)

2. Alto Songo (De Luis “Lili” Martinez/Voz José Antonio “Maceo” Rodríguez, Manuel “Puntillita” Licea, Pío Leyvae Raúl Planas Slide/Guitarra Ry Cooder )

3. Habana Del Este (De Juan de Marcos González/Flauta  Richard Egües)

4. A Toda Cuba Le Gusta (De Remberto Becquer/Voz Raúl Planas)

5. Fiesta De La Rumba (Canção folclórica de Cuba/Voz Félix Valoy)

6. Los Sitio’ Asere (De Silvio Pino/Voz Félix Valoy e José Antonio “Maceo” Rodríguez)

7. Pío Mentiroso (De Miguel Ojeda/Voz Pío Leyva)

8. María Caracoles (De Pedro “Pello El Afrokán” Izquierdo, Pío Leyva/Arranjos José Manuel Ceruto/Voz Ibrahim Ferrer)

9. Clasiqueando Con Rubén (De Juan de Marcos González)

10. Elube Changó (De Alberto Rivero/Voz Juan de Marcos González)


Dia 31/05 - Phil Woods e a Música do Bosque.

Philip Wells Woods (1931-2015), conhecido por qualquer apreciador de jazz como Phil Woods, foi um saxofonista americano ligado ao estilo conhecido como bebop – o mesmo estilo que celebrizou  Miles Davis, Charlie Parker e Dizzy Gillespie (que foi padrinho musical dele) , entre tantos outros -, além de clarinetista, bandleader e  compositor.

Foi  parceiro  de todos  os maiores  nomes  do  Jazz,  como Bill Evans, Billie Holiday, Michel Legrand, Charlie Parker, Thelonious Monk e Dizzy Gillespie.

Um verdadeiro gigante do jazz, muitas  vezes  comparado ao monumento jazzístico que foi Charlie Parker , teve 07 nomeações para o Grammy, e ganhou 04.

Esta edição do Esquina do Jazz apresenta o álbum Musique du Bois (1974), considerado um dos melhores lançamentos de Phil Woods, considerado pela crítica um exemplo contínuo de imaginação e criatividade extremamente férteis do jazz moderno, que está entre as cinco melhores gravações de sua longa carreira.

Músicas:

1 Samba Du Bois, de Phil Woods

2 Willow Weep For Me, de Ann Ronnell

3 Nefertiti, de Wayne Shorter

4 The Last Page, de Phil Woods

5 The Summer Knows, de Michel Legrand

6 Airegin, de Sonny Rollins

Faixa bônus:

7 Stolen Moments, de Oliver Nelson

Produção: Caio Guedes

Apresentação: André Amaro

======================================================================================

PAUTA MUSICAL:  Um passeio pela magia da música erudita.Produção Rádio Câmara de Brasília.

Texto e apresentação: Ana Lúcia Andrade

Horário: Domingo as 23h00min.

Atrações: 

Dia 24/05 - Sinfonia Mundi (parte 1).

O ciclo existencial e uma sinfonia do tamanho do mundo no programa Pauta Musical, em 2 edições. Contralto Shirley Verrett, New England Conservatory Chorus, Boston Boychoir e Orquestra Sinfônica de Boston regida por Erich Leinsdorf na interpretação da "Sinfonia n. 3 em Ré Menor", de Gustav Mahler.

Orquestra Sinfônica de Boston regida por Erich Leinsdorf - Sinfonia n. 3 em Ré Menor I. (Gustav Mahler)

Orquestra Sinfônica de Boston regida por Erich Leinsdorf - Sinfonia n. 3 em Ré Menor II. (Gustav Mahler)

Direção e apresentação - Ana Lucia Andrade

Dia 31/05 - Sinfonia Mundi (parte 2).

O ciclo existencial e uma sinfonia do tamanho do mundo nesta edição do programa Pauta Musical. Contralto Shirley Verrett, New England Conservatory Chorus, Boston Boychoir e Orquestra Sinfônica de Boston regida por Erich Leinsdorf na continuação da "Sinfonia n. 3 em Ré Menor", de Gustav Mahler.

Orquestra Sinfônica de Boston regida por Erich Leinsdorf - Sinfonia n. 3 em Ré Menor III. (Gustav Mahler)

Shirley Verrett, New England Conservatory Chorus, Boston Boychoir e Orquestra Sinfônica de Boston regida por Erich Leinsdorf - Sinfonia n. 3 em Ré Menor IV. e V. (Gustav Mahler)

Orquestra Sinfônica de Boston regida por Erich Leinsdorf - Sinfonia n. 3 em Ré Menor VI. (Gustav Mahler)

Direção e apresentação - Ana Lúcia Andrade