MENU
Primeiros beneficiários do Aluguel Social, da Prefeitura, realizam suas mudanças para novos endereços
16/05/2024 15:45 em Noticias Locais

Estimativa é que ao menos quatro famílias estejam em novas moradias até o final desta quinta-feira (16). Uma delas é a família de Lilian e Hendreques, que saíram com seus cinco filhos da casa onde moravam na Vila Canário rumo ao Bairro Rosário

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária, dá andamento aos atendimentos e trâmites do programa Aluguel Social para viabilizar uma nova moradia para as famílias que ficaram desabrigadas em função do alto índice de chuvas desde o final de abril ou que residem em áreas de risco. Em Santa Maria, a enxurrada atingiu diretamente cerca de 12 mil pessoas, deixando 1,3 mil pessoas desalojadas (em casas de familiares) e quase 300 desabrigadas (acolhidas nos abrigos do Município). Foram 5 óbitos, todos em decorrência de deslizamentos de terra, sendo três no distrito de Arroio Grande e dois na Vila Canário, Bairro Itararé.

Frente a este cenário, o Aluguel Social já contabiliza diversas requisições. A estimativa é que ao menos quatro famílias beneficiadas estejam em suas novas moradias até o final desta quinta-feira (16). Uma delas é a família do casal Lilian e Hendreques que, pela manhã, saiu com as cinco filhas da casa onde moravam na Vila Canário com destino ao Bairro Rosário. Por conta do deslizamento do Morro do Cechella, no dia 1º de maio, muita água e lama invadiu o imóvel onde eles residiam há 17 anos, destruindo móveis, eletrodomésticos e demais pertences.

O lar, construído com muito esforço, se tornou inviável para permanecerem, assim como a Vila Canário, interditada pela Defesa Civil devido ao risco de novos deslizamentos. Após duas semanas de procura, a família encontrou uma residência fora da área de risco para conceber um novo lar e recomeçar.

“Sair da casa onde moramos há mais de 15 anos é difícil. Mas, ao mesmo tempo, estou feliz por ter conseguido salvar toda a minha família e por irmos para um lugar melhor. Não tem o que fazer, já perdemos tudo, mas conseguimos recuperar boa parte com amigos e parentes que nos ajudaram de bom coração. Daqui pra frente a gente vai ter uma vida melhor. É isso que Deus planejou e é isso que vai ser. Para nós tá melhor do que antes. Essa casinha nova vai ter muita alegria para a nossa família”, comenta Lilian Xhabiaras, acompanhada do marido Hendreques Silva, técnico em edificações.

A mudança da família contou com o apoio de um caminhão da Secretaria de Mobilidade Urbana e de servidores da Prefeitura. Além da Vila Canário, também há orientação para evacuar a Vila Nossa Senhora Aparecida (também conhecida como Churupa) e a Vila Bürguer (entre o morro e a Vila Pércio Reis), localidades que circundam o Morro do Cechella.

PROGRAMA ALUGUEL SOCIAL

De acordo com dados da Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária, até o momento contabilizados mais de 230 atendimentos e cinco contratos já celebrados entre imobiliárias/proprietários e beneficiários no Centro Administrativo Municipal. Também foram concedidos mais de 100 atestados de autorização. O documento atesta que o locatário terá o aluguel pago pelo Executivo Municipal e possibilita que cada família dê andamento com os trâmites contratuais da locação. Paralelo a isso, a Prefeitura se reuniu com representantes do Sindicato da Habitação (Secovi) de Santa Maria e de 18 imobiliárias para mobilizar e instruir o setor imobiliário sobre o programa .

“Seguiremos trabalhando para garantir aos desabrigados e moradores de áreas de risco o direito a uma moradia digna e segura, para que as famílias beneficiadas possam recomeçar, se reconstruir e conceber um novo lar. O Executivo Municipal busca, de forma intensa e permanente, prover o direito à moradia para quem mais precisa", afirma Wagner Bitencourt, secretário de Habitação e Regularização Fundiária.

A distribuição de fichas para atendimento referente ao Aluguel Social ocorre de segunda à sexta-feira das 8h ao meio-dia no térreo do Centro Administrativo Municipal (Rua Venâncio Aires, 2.277). O telefone (55) 3174 1517 e o WhatsApp (55) 99153-4870 também estão disponíveis para dúvidas mas, em função da alta demanda, o atendimento presencial está sendo priorizado. Devido ao feriado de aniversário de 166 anos do Município, não haverá expediente externo nesta sexta-feira (17).

“Trabalhamos por uma garantia muito ampla de direitos, e é muito gratificante para nossa equipe ver tudo isso acontecendo, pois estamos vendo, na prática, uma ampla procura pelo benefício do Aluguel Social. Estamos colhendo os resultados do nosso trabalho pelo acesso ao direito à moradia na vida das pessoas. Não ter onde morar é uma coisa que desestrutura toda uma família, e quando conseguimos resguardar esse direito, é uma realização muito grande, tanto ao nível pessoal quanto profissional”, pontua a assistente social da Secretaria de Habitação, Michele Aguette.

 

 

Texto: Lenon de Paula (Mtb: 18.763)
Fotos: Eduardo Ramos (Mtb: 15.191)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

 

link da noticia: https://www.santamaria.rs.gov.br/noticias/28350-primeiros-beneficiarios-do-aluguel-social--da-prefeitura-realizam-suas-mudancas-para-novos-enderecos

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!